Festival acontece simultaneamente em 31 cidades de Rondônia e outras estados com envolvimento de centenas de voluntários. Dinheiro arrecadado será doado a instituições.
Mais de mil pessoas se envolveram, voluntariamente, no II Festival de Tambaqui que é realizado neste domingo (19) em todo país. O peixe nativo da região foi distribuído para ser comercializado nas capitais e no Distrito Federal.
Em Rondônia, o festival acontece simultaneamente em 31 cidades com envolvimento de cerca de 800 voluntários.
Mais de 30 mil bandas de Tambaqui devem ser vendidas em todo país, a R$ 20 cada, e o dinheiro arrecadado será doado a instituições coletivas, como o Hospital Santa Marcelina em Rondônia
As bandas de peixes são lavadas, temperadas, assadas em churrasqueiras improvisadas com tijolos e posteriormente distribuídas para quem comparece a pé ou por drive-thru. Em Porto Velho, uma fila quilométrica de carros se formou a caminho do Palácio Rio Madeira, além das pessoas que foram buscar o peixe a pé.
Peixes sendo assados durante o Festival do Tambaqui em Porto Velho
Peixes sendo assados durante o Festival do Tambaqui em Porto Velho
O secretário da agricultura e pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, participou do lançamento do evento em Porto Velho e ressaltou a qualidade da piscicultura rondoniense e como é importante que o brasileiro consuma um peixe nativo do país.
"Dizem que brasileiro de verdade já comeu jabuticaba e agora o brasileiro de verdade é aquele que já comeu o tambaqui rondoniense", disse.
Até 11h do domingo (19) todos os tickets de compra do tambaqui já havia sido vendidos em todo o país. Em Porto Velho, a entrega acontece até as 14h.