Deputado Expedito Netto é o responsável pela articulação com o relator do orçamento, senador Marcelo Castro  

O grupo de trabalho destinado a realizar a transição de governos na área de Ciência e Tecnologia esteve reunido, hoje (23), no CCBB, em Brasília para discutir ações que fortaleçam os investimentos em desenvolvimento e pesquisa. Para começar com o “pé direito”, técnicos e parlamentares irão solicitar ao relator do orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), a ampliação dos recursos destinados às bolsas de pesquisa científica e para o fomento de projetos. Quem está articulando essa reunião é o deputado federal Expedito Netto (PSD-RO), membro do GT de transição e presidente estadual do PSD em Rondônia.  

“Estamos trabalhando para resolver a defasagem orçamentária que o CNPq vem sofrendo desde 2013. Buscar a ampliação dos recursos destinados às bolsas de pesquisa científica e para o fomento de projetos é fundamental para o desenvolvimento econômico nacional, afinal, as bolsas de pós-graduação seguem sem reajuste há quase 10 anos. Sem contar que os recursos limitados para a ação de fomento têm desestruturado os laboratórios em todo o nosso país e impede, assim, a aquisição de equipamentos e insumos fundamentais para a continuidade do processo científico”, explicou Netto.  

O documento oficial do Grupo de Trabalho deverá ser entregue ao relator do orçamento nos próximos dias e em seu texto enfatiza que a atual condição tem afastado os pesquisadores do Brasil, anulando importantes investimentos em recursos humanos realizados pela sociedade nos últimos anos e colocando em risco o futuro dos projetos nacionais estruturantes e, inclusive, o avanço econômico nesta nova Era do Conhecimento.  
 

SOBRE O CNPq 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq tem a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico e executar pesquisas necessárias ao progresso social, econômico e cultural do país. Atualmente, o CNPq oferece bolsas a pesquisadores, tanto com a finalidade de permitir que eles se capacitem quanto para a realização de pesquisas propriamente. Segundo informações, o público-alvo dessas bolsas são jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação, interessados em atuar na pesquisa cientifica e também, especialistas que desejem atuar em pesquisa e desenvolvimento junto a empresas ou outros centros tecnológicos.

Deixe seu Comentário